Feliz Ano Novo Chinês!

O Ano Novo Chinês é uma referência à data de comemoração do ano novo adotada por diversas nações do oriente que seguem um calendário tradicional distinto do ocidental, o calendário chinês.

As diferenças entre os dois calendários fazem com que, todos os anos, a data de início de cada Ano Novo Chinês caia em uma data diferente do calendário ocidental.

O calendário chinês é lunissolar: leva em consideração tanto as fases da lua como a posição do sol. O Ano Novo Chinês começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário.

Em 2019, este fenômeno ocorre em 5 de fevereiro quando se começa o Ano do Porco Terra.

Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze teriam se apresentado e, em agradecimento, Buda os transformou nos signos da astrologia chinesa: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, serpente/cobra, cavalo, carneiro/cabra, macaco, galo, cachorro/cão e o javali/porco.

Milhares de pessoas celebram o Ano Novo Chinês, seguindo o calendário lunar. Essa é a festa mais importante do calendário asiático, com berço na China mas que também é comemorada em outros países da região.

Acredita-se que será um bom ano para as colheitas, para reflexão e finalizar projetos empreendidos nos anos anteriores. Em 2019, o ano será do signo de porco (ou javali) com o elemento terra. Desta maneira, segundo as tradições chinesas, espera-se sentir uma sensação de abundância e agilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *