O Ano Novo Chinês é uma referência à data de comemoração do ano novo adotada por diversas nações do oriente que seguem um calendário tradicional distinto do ocidental, o calendário chinês.
As diferenças entre os dois calendários fazem com que, todos os anos, a data de início de cada Ano Novo Chinês caia em uma data diferente do calendário ocidental.
O calendário chinês é lunissolar: leva em consideração tanto as fases da lua como a posição do sol. O Ano Novo Chinês começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário.
Em 2023, este fenômeno ocorre no dia 22 de janeiro quando se começa o Ano do Coelho.
Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze teriam se apresentado e, em agradecimento, Buda os transformou nos signos da astrologia chinesa: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, serpente/cobra, cavalo, carneiro/cabra, macaco, galo, cachorro/cão e o javali/porco.
Milhares de pessoas celebram o Ano Novo Chinês, seguindo o calendário lunar. Essa é a festa mais importante do calendário asiático, com berço na China, mas que também é comemorada em outros países da região. O ano de 2023 é o Coelho. O Coelho é um símbolo de longevidade, paz e prosperidade. E por isso, acredita-se que será um ano repleto de paz e esperança para celebrarmos com pessoas queridas.